A nave não tripulada “MAR OBSERVER” tinha como missão captura o máximo de dados sobre o planeta Marte e transmiti-los para a Terra. O nome desta nave é sugestivo: Observador de Marte, pois ele foi criado para circular na órbita de Marte e ficar observando aquele planeta vizinho do nosso.
Um dos cientistas que ficaria analisando os dados transmitidos pela Mars Observer era Christopher McKay do Centro de Pesquisas Ames, com vínculo com a NASA. Este satélite artificial estava equipado com câmara de alta resolução capaz de captar detalhes de Marte com 250 metros na superfície.
O projeto do Mars Observer incluiu mais de cem cientistas que organizaram a expedição a Marte e outros quinhentos que ficariam encarregados de observar os dados que o satélite iria transmitir para a Terra.
Em 21 agosto de 1992, após percorrer 720 milhões de quilômetros, ela veio a se perder e não transmitiu mais sinais para a Terra. Ela custou 120 milhões de dólares em equipamentos e demorou onze meses para percorrer a distância da Terra a Marte. A falha ocorreu quando a nave passou pelo polo norte do planeta Marte, quando ela deveria desacelerar e entrar na órbita do planeta Marte. Ela foi programada para acionar dois dos quatro motores para frear o veículo espacial, porem, ela deixou de transmitir sinais durante a ativação dos motores e depois deveria voltar a funcionar o radio transmissor, o que não ocorreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário