segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PEDRO PAULET E O COMBUSTÍVEL LÍQUIDO

Pedro Paulet Mostajo (2 de julho, 1874 em Arequipa, Peru - 1945 em Buenos Aires, Argentina) foi um cientista peruano que em 1895 se tornou a primeira pessoa a construir um combustivel líquido para motor de foguete. No entanto, o motor ficou presa ao seu banco de ensaios.

Notícias deste avanço revolucionário em foguetes só veio a tona em 27 de outubro de 1927, quando uma carta de Paulet apareceu em uma edição do jornal peruano El Comercio. Paulet reivindicou a propriedade legal de seu projeto de motor para foguete.

A carta foi divulgada em todo o mundo por um Scherschevsky Alexander, um cidadão russo, de forma sucinta. Se o trabalho de Paulet tivesse sido autenticado, ele seria hoje considerado o pai incontestável dos foguetes de combustível líquido.



DOCUMENTÁRIO SOBRE PEDRO PAULET


MISSÃO ROSETTA

Informações do site:http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CFQ/Rosetta/Rosetta.html


Após o sucesso associado à missão Mars Express, a 1ª missão totalmente europeia alguma vez enviada a um planeta, e um triunfo da tecnologia europeia, que possibilitou, sem sombra de dúvida, com recurso a espectrógrafos transportados no módulo orbital (já o módulo de aterragem Beagle 2 não teve um fim feliz), a comprovação da existência de água em Marte, e primeiro que a agência espacial americana, NASA (National Aeronautics and Space Administration), eis que surge a missão Rosetta, que se iniciou com o lançamento da sonda espacial com o mesmo nome a 2 de Março de 2004, missão essa cheia de desafios e dificuldades pois envolve uma viagem de 12 anos até ao espaço profundo, ao encontro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, o que possibilitará a recolha de informações científicas sobre a origem do Sistema Solar e, se possível, da própria vida na Terra, de acordo com o Prof. David Southwood, director do Programa Científico da ESA.

video sobre a Missão Rosetta: